Portobello

Análise de Crédito Portobello

Cenário


Com um faturamento bilionário, a gigante Portobello possui uma carteira de 21.000 pedidos ativos distribuídos em 3.500 clientes. Para esses pedidos serem faturados, o time de analistas de crédito da Portobello trabalhava incessantemente de forma manual. Isso era necessário porque o sistema de análise de crédito existente executava uma única vez (na madrugada) considerando poucas informações relevantes para crédito.

A partir desse cenário, observou-se a necessidade de:
• Realizar mais de uma análise de crédito por dia;
• Coletar outras informações internas relevantes para a análise de crédito;
• Integrar o sistema de análise de crédito com consultas de crédito externas;
• Disponibilizar crédito através de outras operadoras.

Estratégias

Com o objetivo de melhorar e agilizar o processo de crédito da Portobello, a Envolti em parceria com o cliente reestruturou e melhorou o sistema de análise de crédito. Todo o software foi desenvolvido utilizando ferramentas da Oracle e integrado com o sistema de ERP da Oracle (EBS).

O projeto foi executado em 3 etapas distintas, que foram:
• Reestruturação do processo de análise crédito, coletando informações do sistema ERP pertinentes ao negócio; Integração com a análise de crédito externa Serasa; e agilidade na execução automática permitindo várias execuções durante o dia;
• Criação do processo de classificação de clientes “Rating”, onde automaticamente os clientes são classificados conforme score financeiro influenciando diretamente em sua análise de crédito;
• Integração com a operadora de cartão de crédito para pessoa jurídica, disponibilizando limite de crédito adicional com a operadora de crédito.

Resultados

• Agilidade no processo de análise de crédito, permitindo que o mesmo seja executado várias vezes durante o dia, conforme necessidade;
• Liberação de limite de crédito adicional para os clientes, permitindo aumento no faturamento;
• Diminuição no risco de inadimplência através da análise crédito automática.