WhatsApp
Voltar

3 tendências de inovação na indústria para ficar de olho em 2022

3 tendências de inovação na indústria para ficar de olho em 2022

Manter a competitividade não é um desafio ligado apenas à oferta de produto. Os avanços em tecnologia são cada vez mais necessários para que as empresas avancem em qualidade e agilidade de produção. E, neste sentido, a inovação na indústria segue por alguns caminhos que precisam estar no radar dos gestores.

Separamos aqui 3 tendências de inovação na indústria para manter no seu radar em 2022. Confira!

Computação na nuvem na Indústria 4.0

Não é de hoje que o termo Indústria 4.0 faz parte do nosso dia a dia. Ele se refere, especialmente, às iniciativas de transformação digital, como o uso de automação na produção e o desenvolvimento de sistemas que permitem monitoramento e gestão eficiente de chão de fábrica.

Uma das tendências que vem se consolidando é o uso de computação em nuvem, que nada mais é do que softwares acessados de forma online, sem a necessidade de servidor físico próprio. Neste caso, o sistema de gestão pode ser acessado de qualquer lugar, incluindo dispositivos móveis, através de login e senha. Todos os dados ficam armazenados em servidores na nuvem, sem que a empresa tenha que realizar altos investimentos em infraestrutura própria.

É importante, no entanto, entender as potencialidades da computação em nuvem, como a integração de dados entre as máquinas utilizadas na produção e o sistema de gestão da companhia. Esse tipo de aplicação ajuda, por exemplo, a entender os custos, pontos de atenção no processo produtivo e algumas possibilidades de otimização da rotina para maior competitividade.

Nesse tipo de operação é possível acompanhar a evolução dos indicadores em tempo real e garantir uma análise centralizada para melhor desempenho na tomada de decisão.

Menos custo interno, mais solução especializada

Outro fator cada vez mais destacado na indústria é a potencialização dos investimentos em áreas e soluções ligadas ao core business. Por exemplo: ao investir em grandes estruturas internas de tecnologia, muitos negócios optam por aplicar seus recursos em maquinários inovadores e sistemas que permitam a execução dos melhores processos.

A manutenção de TI, no entanto, e a realização do suporte acaba sendo terceirizada. Assim, empresas especializadas em soluções de tecnologia sob medida, como é o caso da Envolti, realizam os processos ligados ao setor, enquanto os colaboradores da empresa focam em atividades ligadas às áreas específicas do negócio, onde são especialistas.

O outsourcing de TI tem sido uma tendência, especialmente no que diz respeito à otimização de custos. Ao contratar um parceiro a indústria tem uma equipe especializada à disposição, sem a necessidade de investir em mão de obra própria, focando seus recursos em outras contratações técnicas e estratégicas.

A natureza integrada das operações conduzidas pela indústria 4.0 significa que os ataques cibernéticos podem ter efeitos bem negativos caso aconteçam. Nesse caso, as estratégias de segurança cibernética devem ser seguras e totalmente integradas à tecnologia organizacional e da informação.

Segurança de dados

Um dos maiores cuidados que os gestores precisam ter no processo de digitalização dos negócios diz respeito à proteção de dados. Infelizmente tem se tornado comum a ação de cibercriminosos - o uso de ransomware (ataque aos sistemas, com roubo de dados e solicitação de resgate) aumentou 435% em 2020 em comparação com 2019.

Para evitar esse tipo de situação, é essencial que as empresas invistam em infraestrutura segura de tecnologia. E não é apenas a adoção de soluções antivírus que deve estar no radar: a realização de diagnósticos frequentes relacionados à segurança do sistema da empresa garante a identificação de potenciais falhas e a melhoria da estrutura, inibindo ataques cibernéticos.

Com a LGPD, esse tipo de cuidado se tornou cada vez mais essencial. Afinal, não basta apenas identificar potenciais melhorias e soluções aderentes à empresa, é preciso atuar constantemente para que seus sistemas de TI sejam atualizados e utilizados da melhor forma o possível.

Como a sua empresa tem se destacado na indústria 4.0? Quais inovações já estão no seu radar para este ano? Compartilhe nos comentários as iniciativas que julga fundamentais para a transformação digital na indústria.

Últimos posts

Novidades Envolti

Como a documentação vai ajudar seu projeto de TI a ser mais assertivo

Uma das funções da documentação de projetos, além de alinhar perspectivas, é garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos processos. Ou seja: ao contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o processo de documentação aponta quem serão os responsáveis pelo andamento de cada fase da iniciativa, deixando assim as responsabilidades claras.

Leia mais

Terceirização na TI: entenda as diferenças entre escopo fechado e escopo aberto

Quando a sua empresa precisa reestruturar, otimizar ou desenvolver novas funcionalidades em seus sistemas de gestão, muito provavelmente recorre à terceirização de TI. É através deste serviço que grande parte das organizações otimiza seu processo de transformação digital, contando com a expertise de profissionais alocados para desenvolver as melhorias necessárias.

Leia mais

RPA sob medida para sua operação: vantagens e facilidades

Quem está buscando reduzir custos operacionais e agilizar processos de transformação digital deve considerar a implantação de um RPA. Apesar de, na teoria, a robotização ser semelhante à inteligência artificial, existe uma diferença importante entre eles: o RPA realiza automações objetivas, ou seja, atua em processos operacionais que não exigem a necessidade de interpretação de contextos.

Leia mais

Receba nossas Novidades

Não enviaremos SPAM para o seu e-mail