WhatsApp
Voltar

Deixar a tecnologia fazer coisas, enquanto as pessoas tomam decisões: os benefícios do RPA

Mercado deve superar US$ 1 bi nas Américas Latina e Central até 2028 com automatização de processos. Especialistas da Envolti explicam possíveis usos

De acordo com uma pesquisa liderada pela Reportlinker.com, o mercado de Robotic Process Automation (RPA) deve superar US$ 1 bilhão só nas Américas Latina e Central até 2028. O estudo intitulado South and Central America Robotic Process Automation Market Forecast to 2028 aponta que as demandas do setor devem crescer exponencialmente em três a cinco anos.

O crescimento na busca por estas soluções vai ao encontro da busca por mais competitividade, já que a automatização reduz o tempo dedicado a processos repetitivos e aumenta a disponibilidade dos profissionais para tomada de decisões que agregam valor ao negócio.

Para Alvaro Demaria Silva, coordenador de operações da Envolti, o grande objetivo do uso das ferramentas de RPA é permitir que “a tecnologia faça coisas, enquanto pessoas estejam focadas nas decisões”. “É essa a pergunta que fazemos para identificar possibilidades de automatização: no que as pessoas daquela equipe estão focadas. Se a maior parte do tempo é dedicada a processos que são operacionais e repetidos, há uma oportunidade latente”, diz.

Ele usa como exemplo um processo simples que acontece dentro do setor de gestão de pessoas. “Quando uma pessoa vai tirar férias, por exemplo. A data geralmente é uma decisão conjunta entre o colaborador e o empregador. Mas, a partir do momento em que esse período é definido, acontece uma série de processos que podem tranquilamente ser automatizados: o envio de informações para as partes envolvidas, os pedidos de assinatura de documentos, as confirmações, os lembretes. Tudo isso, caso não seja executado pela tecnologia, toma tempo – e, consequentemente, exige recursos – que pode ser dedicado a outras funções que exijam o olhar humano”, explica Álvaro.

O mesmo, de acordo com o especialista, acontece em diversas outras demandas de vários setores comuns a todos os negócios, como financeiro e comercial. “E há ainda as questões que são exclusivas de um negócio, que também repetem esse padrão de cascata de decisões. Todos eles podem ser automatizados com RPA”, diz o especialista. Ainda segundo Álvaro, ao finalizar uma entrega de RPA, é possível apurar uma redução direta de 60% do custo operacional envolvido. Os números são norteados por metodologias de análise como VSM, TOIL e Kaizen.

A Envolti é especializada na customização de produtos de tecnologia para clientes de diversos segmentos, através da sua fábrica de software que soma mais de mil projetos entregues em 13 anos de história. A partir da sede em Blumenau (SC), gerencia equipes alocadas em clientes no Brasil e na América Latina com um time de mais de 100 profissionais.

Confira a matéria

Últimos posts

Novidades Envolti

As 10 Principais tendências tecnológicas para 2025

Com a chegada de 2025, a Gartner identificou dez tendências tecnológicas transformadoras que prometem impactar profundamente as empresas. Entre elas, destacam-se a IA generativa, a sustentabilidade digital e a hiperautomação, que impulsionam inovação, eficiência e responsabilidade ambiental. A adoção dessas tecnologias é crucial para que as organizações permaneçam competitivas e preparadas para os desafios futuros. A Envolti oferece suporte especializado para implementar essas soluções e ajudar sua empresa a liderar no cenário tecnológico emergente.

Leia mais

Deixar a tecnologia fazer coisas, enquanto as pessoas tomam decisões: os benefícios do RPA

Mercado deve superar US$ 1 bi nas Américas Latina e Central até 2028 com automatização de processos. Especialistas da Envolti explicam possíveis usos. De acordo com uma pesquisa liderada pela Reportlinker.com, o mercado de Robotic Process Automation (RPA) deve superar US$ 1 bilhão só nas Américas Latina e Central até 2028. O estudo intitulado South and Central America Robotic Process Automation Market Forecast to 2028 aponta que as demandas do setor devem crescer exponencialmente em três a cinco anos.

Leia mais

Como a documentação vai ajudar seu projeto de TI a ser mais assertivo

Uma das funções da documentação de projetos, além de alinhar perspectivas, é garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos processos. Ou seja: ao contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o processo de documentação aponta quem serão os responsáveis pelo andamento de cada fase da iniciativa, deixando assim as responsabilidades claras.

Leia mais

Receba nossas Novidades

Não enviaremos SPAM para o seu e-mail