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Como a documentação vai ajudar seu projeto de TI a ser mais assertivo

Nós já falamos aqui no blog sobre as boas práticas mais comuns em um processo de desenvolvimento de software. Elas são essenciais, afinal o que todo gestor deseja é que seu projeto de TI seja bem-sucedido e traga bons resultados para a empresa.

Neste sentido, a documentação ao longo do escopo a ser realizado tem um papel muito importante.

Definição de responsabilidades em seu projeto de TI

Uma das funções da documentação de projetos, além de alinhar perspectivas, é garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos processos. Ou seja: ao contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o processo de documentação aponta quem serão os responsáveis pelo andamento de cada fase da iniciativa, deixando assim as responsabilidades claras.

Podemos afirmar, portanto, que o comprometimento é um dos fatores que torna a documentação uma ferramenta estratégica para iniciativas de TI mais assertivas.

Outro fator interessante é que quando a documentação é realizada na fase de mapeamento das necessidades, o escopo do projeto fica mais claro para gestores e desenvolvedores. Portanto, todos sabem o que se espera do processo e quais entregas precisarão ser realizadas. Essa clareza sobre as necessidades e desejos da empresa evita um problema comum no desenvolvimento de software: o retrabalho. Afinal, se todos sabem o que esperar de um escopo, não há motivos para que sejam criadas soluções não aderentes, que precisem ser ajustadas posteriormente.

O alinhamento prévio e a chamada para a responsabilidade a partir do momento em que todos os envolvidos assinam a documentação também evitam custos extras, seja por falhas de entrega ou atrasos de prazos pré-definidos.

Foco nas funcionalidades

Outro fator interessante a se observar na documentação de software é deixar claras as informações sobre funcionalidades da solução e quais problemas ela deve resolver. Isso ajudará tanto o contratante quanto o contratado a ter uma visão global do projeto, evitando fugas de escopo ao longo do trabalho.

Ter também o registro do que se espera do software e do andamento do projeto dá ao gestor uma visão mais transparente sobre a entrega que está sendo feita, mesmo em projetos conduzidos por metodologias ágeis. E ajuda a alinhar possíveis danos no não cumprimento das demandas para ambas as partes.

Por fim, vale salientar que empresas de desenvolvimento de soluções de TI sob medida que possuem uma boa estrutura e uma imagem de confiança perante o mercado adotam essa prática. É o caso da Envolti, em que a documentação, desenvolvida de acordo com cada projeto, ajuda a tornar o processo não só assertivo, mas de credibilidade para gestores de TI e direção das empresas.

Se você pretende realizar novos projetos de tecnologia na sua empresa, busque fornecedores que adotem boas práticas como essa. E para saber mais sobre o que nosso time entrega ao longo dos projetos, fale com nossos especialistas.

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