WhatsApp
Voltar

5 boas práticas no desenvolvimento de projetos para garantir a segurança de dados

A digitalização impulsionou a presença de muitas empresas no mercado digital e trouxe novas alternativas para otimização da gestão e controle dos negócios. Ao mesmo tempo, ela também impôs um desafio para os gestores de TI: manter a segurança de dados a cada novo desenvolvimento de projeto.

Esse assunto está cada vez mais em alta e é motivo de preocupação também para os clientes. Uma pesquisa da Psafe, por exemplo, mostrou que três em cada cinco brasileiros têm medo de vazamento de dados ao comprar online, por exemplo. Além disso, se tornou comum acompanharmos notícias sobre vazamento de informações em infraestruturas de TI de empresas, até mesmo com marcas globais e reconhecidas.

Para evitar o problema, é importante que gestores de tecnologia e seus parceiros de desenvolvimento de projetos tecnológicos apliquem boas práticas em suas rotinas de atuação. Listamos aqui 5 delas. Confira e aplique em suas operações!

1 - Documentação dos projetos: um dos primeiros cuidados para garantir o sucesso de um projeto de desenvolvimento é a realização da documentação de todas as etapas. No que diz respeito à segurança de dados, é neste processo que são elencados possíveis pontos de vulnerabilidade, além de projetadas e documentadas as ações de segurança aderidas.

É também dessa forma que todos os envolvidos ficam cientes sobre o andamento das ações e as propostas trazidas pela área de TI para otimização da infraestrutura de tecnologia de uma empresa. A documentação é, portanto, uma forma de tornar claras as etapas de projetos e dar mais segurança em relação a cada passo, deixando registradas as atitudes selecionadas para manter os dados seguros. A documentação é uma forma indireta de manter a estrutura de segurança de dados porque garante envolvimento e engajamento dos responsáveis por um projeto de TI, mantendo as responsabilidades claras.

2 - Infraestrutura segura: adotar soluções de armazenamento de dados seguras é fundamental para proteger um ambiente de TI. Para garantir que sua empresa escolha a melhor opção, conte com o apoio de consultores especialistas, que trarão insights sobre boas práticas de mercado, comportamento de sistemas de segurança e adequação a sua infraestrutura. Esse tipo de investimento também deve ser contínuo, bem como em soluções antivírus e treinamentos aos usuários.

3 - Realização de testes na infraestrutura: empresas especializadas no desenvolvimento de projetos de TI sob medida precisam oferecer as melhores práticas aos projetos. Na Envolti, por exemplo, a realização de testes para garantir ambientes seguros são constantes, o que dá ao cliente tranquilidade sobre o armazenamento de dados. É possível, por exemplo, testar a segurança e usabilidade de um software em ambientes próprios para testes antes de ele, de fato, entrar no ar e na rotina da empresa. Nossos profissionais especializados garantem assim ajustes necessários e entregas de qualidade.

4 - Apoio de equipe multidisciplinar: o universo da tecnologia é cada vez mais amplo e cheio de oportunidades. Soluções de análise de dados e inteligência artificial, por exemplo, são cada vez mais comuns na realidade das empresas. Mas garantir soluções aderentes e seguras depende da dedicação de profissionais especialistas. Por esse motivo é muito comum que empresas que prezam pela segurança da informação contratem organizações especializadas no desenvolvimento de software tailor-made, porque estes negócios contam com equipes multidisciplinares. Assim trazem as melhores práticas de mercado para dentro de casa com um custo-benefício estratégico.

5 - Uso de KPIs no processo de desenvolvimento: antes, durante e depois do desenvolvimento de projetos, os indicadores de desempenho têm papel crucial. Eles irão ajudar a mensurar o grau de assertividade e, consequentemente, a infraestrutura segura do programa desenvolvido. Esses indicadores podem, inclusive, ser alinhados no momento da contratação de uma empresa de desenvolvimento, e garantem proteção para ambos os lados – o contratante terá dados consolidados e um acompanhamento eficiente do projeto, e o contratado terá maior clareza sobre as entregas.

Sob o ponto de vista da segurança de dados, os indicadores ajudam a mensurar a prática de melhoria contínua, mapear possíveis pontos de atenção e otimizar constantemente a rotina de automação do negócio.

Estas práticas já fazem parte da rotina da sua empresa? Como anda a relação da sua equipe de tecnologia com os fornecedores de mercado? Conte com nossos especialistas em seu próximo projeto!

Últimos posts

Novidades Envolti

Por que investir em robotização é crucial para a competitividade do seu negócio

Uma das tecnologias cada vez mais presente nas empresas brasileiras quando o assunto é robotização é o RPA, Robotic Process Automation, que automatiza processos repetitivos e reduz o trabalho operacional das equipes. Um estudo recente sobre o uso desse tipo de automação mostrou que, se antes da pandemia a motivação era reduzir custos, agora, usar RPA é sinônimo de resiliência ou continuidade dos negócios.

Leia mais

4 problemas que a sustentação de software resolve na sua empresa

Um dos grandes gargalos que os gestores de tecnologia enfrentam é a volumetria de chamados diários. Com equipes enxutas, a maioria das empresas com infraestrutura própria de suporte não conseguem dar vazão a projetos estratégicos e se veem reféns de alguns problemas que tornam a rotina do suporte crítica e estressante. Mas muitos desses problemas podem ser resolvidos com a sustentação de software...

Leia mais

Como está o desempenho dos softwares da sua empresa?

Vivemos a era da digitalização, onde nos apoiamos em inovações para alavancar os negócios. O objetivo é otimizar tarefas, atuar com mais dados e inteligência, fazendo com que as empresas tenham um desempenho cada vez melhor, mais efetivo, ágil e competitivo.

Leia mais

Receba nossas Novidades

Não enviaremos SPAM para o seu e-mail