WhatsApp
Voltar

5 tendências de TI para este ano e por que você deve ficar de olho nelas

Os últimos dois anos impulsionaram uma série de mudanças nos formatos de trabalho, atendimento ao cliente e, consequentemente, nas soluções tecnológicas mais aderentes aos negócios. Com isso, novas tendências de TI devem se destacar neste ano e nós listamos aqui cinco delas.

Estas tendências não dizem respeito, necessariamente, a uma ferramenta ou software, mas a formatos de trabalho e soluções que estão transformando digitalmente a rotina dos negócios. Ficar por dentro de cada uma delas vai ajudar a sua empresa a performar, ser mais competitiva, atuar com compliance e tornar o relacionamento com o consumidor mais eficiente. Veja mais!

1 – Foco na experiência do usuário

Que o consumidor está cada vez mais exigente não é segredo para ninguém. E neste sentido, uma das tendências de TI para 2022 é justamente o desenvolvimento de soluções alinhadas com a experiência do usuário. Prova disso é o crescimento da área de UX Design – segundo estudo da NN/g, só entre 2018 e 2019 a procura por profissionais dessa área cresceu 69%. Isso significa que ter um olhar voltado para a experiência do usuário pode determinar o sucesso de um projeto de TI.

Uma das maneiras de ser mais assertivo neste contexto é desenvolver soluções personalizadas, de acordo com a necessidade da empresa e a sua realidade na rotina junto ao cliente. Foi o que fez, por exemplo, uma grande empresa do setor ceramista brasileiro, que contou com o time da Envolti para o desenvolvimento de uma solução para a área financeira, que agilizou o fluxo de aprovação de crédito. O resultado foi um relacionamento melhor com o consumidor e o consequente o aumento das vendas;

2 – AI cada vez mais presente

Não é de hoje que recursos de inteligência artificial estão presentes na nossa rotina. Os famosos chatbots, por exemplo, já são muito conhecidos e prestam atendimento simplificado, agilizando a resolução de problemas e desafogando áreas de atendimento. Cada vez mais, a AI estará presente no cotidiano das empresas, seja por conta de assistentes virtuais ou ainda robotização via soluções como o RPA, que executa processos operacionais dando mais agilidade à rotina de trabalho.

Para a sua empresa, investir em soluções de AI pode significar maior produtividade, menos trabalho operacional para as equipes e mais assertividade no dia a dia.

3 – Análise de dados em alta

Já falamos aqui no blog sobre a importância de uma TI data-driven e o impacto positivo de soluções de Analytics para os negócios. Estes serão recursos cada vez mais necessários para que as empresas possam integrar dados e transformá-los em inteligência. Atualmente, grande parte das organizações contam com um alto volume de dados registrados, mas não realizam uma análise para extrair padrões e informações interessantes que apoiem a tomada de decisão. E estes são os grandes ganhos que soluções de análise de dados podem trazer ao seu negócio.

4 – Segurança da informação

Com a ascensão da Lei Geral de Proteção de Dados, investir em ferramentas de TI que garantam a segurança se tornou primordial. Mais do que a própria infraestrutura e recursos de proteção, a realização de diagnósticos será algo muito comum nas empresas que buscam crescimento. Por aqui, a realização de testes de software e análise de possíveis falhas de segurança são boas práticas comuns, que ajudam nossos clientes a evitar problemas futuros, como o vazamento de dados.

5 - Uso de criptomoedas

Cada vez mais as criptomoedas estarão presentes na nossa rotina. Atualmente elas já são aceitas em alguns países como um meio de pagamento. Em 2022, a expectativa é de que ainda mais pessoas invistam nas criptomoedas e ela se torne uma solução ainda mais comum para milhões de pessoas. Isso significa também que surgirão novas soluções tecnológicas neste meio, como sistemas de automação para day traders, otimizando os investimentos e análise de melhores oportunidades de mercado.

Quais outras tendências você avalia como promissoras para o decorrer deste ano? Quais destes tópicos já fazem parte do seu negócio e estão garantindo a competitividade da empresa? 

Para saber mais sobre as oportunidades que o mercado oferece, converse com nossos especialistas!

Últimos posts

Novidades Envolti

Por que investir em robotização é crucial para a competitividade do seu negócio

Uma das tecnologias cada vez mais presente nas empresas brasileiras quando o assunto é robotização é o RPA, Robotic Process Automation, que automatiza processos repetitivos e reduz o trabalho operacional das equipes. Um estudo recente sobre o uso desse tipo de automação mostrou que, se antes da pandemia a motivação era reduzir custos, agora, usar RPA é sinônimo de resiliência ou continuidade dos negócios.

Leia mais

4 problemas que a sustentação de software resolve na sua empresa

Um dos grandes gargalos que os gestores de tecnologia enfrentam é a volumetria de chamados diários. Com equipes enxutas, a maioria das empresas com infraestrutura própria de suporte não conseguem dar vazão a projetos estratégicos e se veem reféns de alguns problemas que tornam a rotina do suporte crítica e estressante. Mas muitos desses problemas podem ser resolvidos com a sustentação de software...

Leia mais

Como está o desempenho dos softwares da sua empresa?

Vivemos a era da digitalização, onde nos apoiamos em inovações para alavancar os negócios. O objetivo é otimizar tarefas, atuar com mais dados e inteligência, fazendo com que as empresas tenham um desempenho cada vez melhor, mais efetivo, ágil e competitivo.

Leia mais

Receba nossas Novidades

Não enviaremos SPAM para o seu e-mail