Os últimos dois anos impulsionaram uma série de mudanças nos formatos de trabalho, atendimento ao cliente e, consequentemente, nas soluções tecnológicas mais aderentes aos negócios. Com isso, novas tendências de TI devem se destacar neste ano e nós listamos aqui cinco delas.
Estas tendências não dizem respeito, necessariamente, a uma ferramenta ou software, mas a formatos de trabalho e soluções que estão transformando digitalmente a rotina dos negócios. Ficar por dentro de cada uma delas vai ajudar a sua empresa a performar, ser mais competitiva, atuar com compliance e tornar o relacionamento com o consumidor mais eficiente. Veja mais!
1 – Foco na experiência do usuário
Que o consumidor está cada vez mais exigente não é segredo para ninguém. E neste sentido, uma das tendências de TI para 2022 é justamente o desenvolvimento de soluções alinhadas com a experiência do usuário. Prova disso é o crescimento da área de UX Design – segundo estudo da NN/g, só entre 2018 e 2019 a procura por profissionais dessa área cresceu 69%. Isso significa que ter um olhar voltado para a experiência do usuário pode determinar o sucesso de um projeto de TI.
Uma das maneiras de ser mais assertivo neste contexto é desenvolver soluções personalizadas, de acordo com a necessidade da empresa e a sua realidade na rotina junto ao cliente. Foi o que fez, por exemplo, uma grande empresa do setor ceramista brasileiro, que contou com o time da Envolti para o desenvolvimento de uma solução para a área financeira, que agilizou o fluxo de aprovação de crédito. O resultado foi um relacionamento melhor com o consumidor e o consequente o aumento das vendas;
2 – AI cada vez mais presente
Não é de hoje que recursos de inteligência artificial estão presentes na nossa rotina. Os famosos chatbots, por exemplo, já são muito conhecidos e prestam atendimento simplificado, agilizando a resolução de problemas e desafogando áreas de atendimento. Cada vez mais, a AI estará presente no cotidiano das empresas, seja por conta de assistentes virtuais ou ainda robotização via soluções como o RPA, que executa processos operacionais dando mais agilidade à rotina de trabalho.
Para a sua empresa, investir em soluções de AI pode significar maior produtividade, menos trabalho operacional para as equipes e mais assertividade no dia a dia.
3 – Análise de dados em alta
Já falamos aqui no blog sobre a importância de uma TI data-driven e o impacto positivo de soluções de Analytics para os negócios. Estes serão recursos cada vez mais necessários para que as empresas possam integrar dados e transformá-los em inteligência. Atualmente, grande parte das organizações contam com um alto volume de dados registrados, mas não realizam uma análise para extrair padrões e informações interessantes que apoiem a tomada de decisão. E estes são os grandes ganhos que soluções de análise de dados podem trazer ao seu negócio.
4 – Segurança da informação
Com a ascensão da Lei Geral de Proteção de Dados, investir em ferramentas de TI que garantam a segurança se tornou primordial. Mais do que a própria infraestrutura e recursos de proteção, a realização de diagnósticos será algo muito comum nas empresas que buscam crescimento. Por aqui, a realização de testes de software e análise de possíveis falhas de segurança são boas práticas comuns, que ajudam nossos clientes a evitar problemas futuros, como o vazamento de dados.
5 - Uso de criptomoedas
Cada vez mais as criptomoedas estarão presentes na nossa rotina. Atualmente elas já são aceitas em alguns países como um meio de pagamento. Em 2022, a expectativa é de que ainda mais pessoas invistam nas criptomoedas e ela se torne uma solução ainda mais comum para milhões de pessoas. Isso significa também que surgirão novas soluções tecnológicas neste meio, como sistemas de automação para day traders, otimizando os investimentos e análise de melhores oportunidades de mercado.
Quais outras tendências você avalia como promissoras para o decorrer deste ano? Quais destes tópicos já fazem parte do seu negócio e estão garantindo a competitividade da empresa?
Para saber mais sobre as oportunidades que o mercado oferece, converse com nossos especialistas!
Novidades Envolti
Uma das funções da documentação de projetos, além de alinhar perspectivas, é garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos processos. Ou seja: ao contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o processo de documentação aponta quem serão os responsáveis pelo andamento de cada fase da iniciativa, deixando assim as responsabilidades claras.
Leia maisQuando a sua empresa precisa reestruturar, otimizar ou desenvolver novas funcionalidades em seus sistemas de gestão, muito provavelmente recorre à terceirização de TI. É através deste serviço que grande parte das organizações otimiza seu processo de transformação digital, contando com a expertise de profissionais alocados para desenvolver as melhorias necessárias.
Leia maisQuem está buscando reduzir custos operacionais e agilizar processos de transformação digital deve considerar a implantação de um RPA. Apesar de, na teoria, a robotização ser semelhante à inteligência artificial, existe uma diferença importante entre eles: o RPA realiza automações objetivas, ou seja, atua em processos operacionais que não exigem a necessidade de interpretação de contextos.
Leia mais