WhatsApp
Voltar

Como a integração de dados impacta no seu planejamento estratégico

Construir uma boa gestão empresarial passa por vários fatores. Além do preparo das lideranças e do apoio de especialistas em diferentes frentes do negócio, saber gerenciar assertivamente as informações é algo fundamental neste processo.

Muitas empresas ainda relevam a importância que os dados gerados em seu dia a dia têm para o crescimento e o sucesso empresarial. Mas é importante entender que, mais do que algo restrito ao setor de TI, ser uma empresa data driven, onde a integração de dados contribui para a tomada de decisão, é um diferencial competitivo.

Se você tem dúvidas sobre o impacto da integração de dados para o planejamento estratégico e crescimento da sua empresa, confira aqui as informações que separamos.

Afinal, como a integração de dados acontece?

Falamos recentemente aqui sobre o conceito de data driven, e como uma empresa que analisa as informações geradas no negócio é muito mais competitiva e eficiente. Afinal, informações consolidadas e bem direcionadas garantem uma tomada de decisão eficaz e a melhoria contínua nos negócios.

Mas é importante esclarecer que contar com diversos sistemas de gestão não representa, necessariamente, o uso assertivo de dados. Por isso, quando falamos que uma empresa é data driven estamos destacando a sua capacidade de integrar as diversas fontes de informação (sistemas gerenciais de todas as áreas do negócio) em uma única base. Aí sim, a partir da consolidação de todas as informações relacionadas ao negócio é possível atuar com eficiência, usando a integração como fator diferencial no planejamento estratégico.

E é neste aspecto que entra o que chamamos de Analytics, ou seja: sistemas de análises de dados, desenvolvidos de acordo com a necessidade de cada empresa. É a partir da implementação desse tipo de solução que todos os dados coletados pelos sistemas – sejam relacionados à produção, atendimento ao cliente ou setor comercial, por exemplo - podem ser analisados sob determinados aspectos.

Benefícios da integração de dados para o negócio

Com soluções de Business Analytics, sua empresa não só utiliza informações estratégicas para a tomada de decisão como também amplia a maturidade do negócio. Entre os benefícios da integração de dados para o planejamento estratégico, podemos citar:

- Informações mais relevantes, considerando cenários reais e o comportamento de mercado (consumidor e economia);

- Diferentes níveis de informações, desde aquelas ligadas à rotina interna do negócio como dados referentes ao relacionamento com o consumidor;

- Operação com mais visibilidade, considerando que soluções de Analytics integram diferentes sistemas para uma gestão global;

- Melhor aplicação de políticas antifraudes, processos de TI para a melhoria estratégica e gestão eficiente das informações.

Quanto vale o seu dado?

É importante salientar, no entanto, que projetos de integração de dados precisam ser realizados com foco na segurança da informação e com apoio de especialistas. Equipes compostas por profissionais multidisciplinares garantem o progresso da integração de dados levando em consideração diferentes fatores desse tipo de iniciativa: segurança da informação, melhoria da estrutura de TI, apoio na implementação de políticas de segurança e suporte especializado.

Por isso, gestores de TI que contam com o auxílio de empresas com foco em soluções de TI tailor made tornam a integração de dados mais eficiente e com retorno rápido para o negócio.

Afinal, sua informação vale ouro e a análise preditiva pode ser a peça que falta para sua empresa performar!

Últimos posts

Novidades Envolti

Como a documentação vai ajudar seu projeto de TI a ser mais assertivo

Uma das funções da documentação de projetos, além de alinhar perspectivas, é garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos processos. Ou seja: ao contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o processo de documentação aponta quem serão os responsáveis pelo andamento de cada fase da iniciativa, deixando assim as responsabilidades claras.

Leia mais

Terceirização na TI: entenda as diferenças entre escopo fechado e escopo aberto

Quando a sua empresa precisa reestruturar, otimizar ou desenvolver novas funcionalidades em seus sistemas de gestão, muito provavelmente recorre à terceirização de TI. É através deste serviço que grande parte das organizações otimiza seu processo de transformação digital, contando com a expertise de profissionais alocados para desenvolver as melhorias necessárias.

Leia mais

RPA sob medida para sua operação: vantagens e facilidades

Quem está buscando reduzir custos operacionais e agilizar processos de transformação digital deve considerar a implantação de um RPA. Apesar de, na teoria, a robotização ser semelhante à inteligência artificial, existe uma diferença importante entre eles: o RPA realiza automações objetivas, ou seja, atua em processos operacionais que não exigem a necessidade de interpretação de contextos.

Leia mais

Receba nossas Novidades

Não enviaremos SPAM para o seu e-mail