WhatsApp
Voltar

Data driven: você usa seus dados a seu favor?

Todo gestor de TI já se deparou com a expressão “gestão orientada por dados”. A frase tem se tornado cada vez mais popular e diz respeito àquelas empresas e lideranças que utilizam as informações do dia a dia do negócio a seu favor para a tomada de decisões. É o que chamamos de data driven, ou seja: o uso dos dados coletados diariamente na rotina da empresa para ajustar processos e garantir mais assertividade na gestão.

Apesar de se falar com mais frequência sobre a cultura orientada a dados, são poucas as empresas que, de fato, colocam em prática as melhores iniciativas neste sentido. Isso porque, uma empresa verdadeiramente ligada ao conceito de data driven não se caracteriza apenas pelo levantamento dos dados.

Usar os dados a favor do negócio vai muito além de mapeá-los. É preciso garantir que os dados utilizados para a tomada de decisão sejam confiáveis. Por isso, mais do que contar com a automação para o gerenciamento das informações e a realização de relatórios periódicos, é essencial também saber analisá-los e tratá-los. Quer saber como isso é possível? Veja mais sobre o assunto abaixo:

Gerando valor com o que se tem dentro de casa

Uma das questões mais relevantes em relação à gestão estratégica dos dados é aproveitar o conhecimento dentro de casa para potencializar resultados. Ou seja: ao contar com o apoio de equipes altamente especializadas em projetos de TI que envolvem uma cultura orientada a dados, a empresa passa a analisar com mais intensidade e estratégia as informações registradas em sistemas de gestão ou atendimento.

E com base nestas análises, além do apoio de soluções de Business Intelligence (BI) que é possível identificar gargalos de produção, falhas recorrentes ou pontos de atenção para melhorar a produtividade dos times.

Para se ter uma ideia do impacto positivo que se traz para a tomada de decisão, analisemos uma pesquisa recente do McKinsey Global Institute. O levantamento mostra que organizações orientadas por dados, ou Data Driven, têm 23 vezes mais chance de conquistar novos clientes e seis vezes mais possibilidade de retê-los, além de 19 vezes mais chances de serem lucrativas.

Isso ocorre porque, quando uma empresa conta com uma gestão baseada no conceito de data driven ela:

- Levanta insights que apresentam vantagens competitivas diante da concorrência;

- Não só possui relatórios, mas traça análise com base no tratamento dos dados, ou seja: uma equipe especializada na gestão de TI proporciona identificação de pontos relevantes;

- Passa a entender o nível de confiabilidade de dados.

Afinal, meus dados são confiáveis?

Um dos erros mais comuns dos gestores que buscam uma organização data driven é não investir na integração das informações. Sem projetos de TI que proporcionam a análise global das atividades de um negócio, um dado não é necessariamente confiável.

Por exemplo: se o seu ERP não possui integração com o chão de fábrica nem com o atendimento ao cliente, muitas informações não traduzem a realidade do negócio, são dados desconexos, que nem sempre representam a real situação do negócio.

Mais do que apenas desenvolver soluções de integração, é preciso também pensar na cultura da empresa. Por isso, contar com o apoio de empresas que desenvolvam soluções tailor made it e que contam com profissionais consultores pode facilitar o processo de adaptação.

É preciso entender, por exemplo, quais os pontos frágeis do negócio, qual solução melhor se encaixa para a empresa e optar, muitas vezes, pela customização de um sistema que vai garantir a captação e o tratamento dos dados relacionados ao seu negócio.

Portanto, o primeiro passo para utilizar seus dados a seu favor é contar com uma base sólida, soluções bem estruturadas e apoio profissional para a realização de projetos altamente impactantes. A partir daí, será muito mais fácil criar uma rotina de análise de dados onde as informações se tornarão estratégicas e os dados verdadeiros apoiadores do crescimento do negócio.

Quer saber mais sobre a gestão orientada a dados e como sua empresa pode se beneficiar desse cenário? Continue acompanhando os insights dos nossos especialistas.

Últimos posts

Novidades Envolti

Como a documentação vai ajudar seu projeto de TI a ser mais assertivo

Uma das funções da documentação de projetos, além de alinhar perspectivas, é garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos processos. Ou seja: ao contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o processo de documentação aponta quem serão os responsáveis pelo andamento de cada fase da iniciativa, deixando assim as responsabilidades claras.

Leia mais

Terceirização na TI: entenda as diferenças entre escopo fechado e escopo aberto

Quando a sua empresa precisa reestruturar, otimizar ou desenvolver novas funcionalidades em seus sistemas de gestão, muito provavelmente recorre à terceirização de TI. É através deste serviço que grande parte das organizações otimiza seu processo de transformação digital, contando com a expertise de profissionais alocados para desenvolver as melhorias necessárias.

Leia mais

RPA sob medida para sua operação: vantagens e facilidades

Quem está buscando reduzir custos operacionais e agilizar processos de transformação digital deve considerar a implantação de um RPA. Apesar de, na teoria, a robotização ser semelhante à inteligência artificial, existe uma diferença importante entre eles: o RPA realiza automações objetivas, ou seja, atua em processos operacionais que não exigem a necessidade de interpretação de contextos.

Leia mais

Receba nossas Novidades

Não enviaremos SPAM para o seu e-mail