Fundamental para o ecossistema industrial e residencial do país, o setor de energia segue se expandindo. Nos últimos anos, soluções de energia renovável vem se destacando, a exemplo do mercado de painéis solares – que hoje representa cerca de 2% do mercado, com pedidos anuais de mais de 70 mil clientes.
Manter-se competitivo e, principalmente, tornar a operação das companhias de energia e utilities eficiente passa, invariavelmente, pela digitalização. É cada vez mais importante aplicar soluções de gestão eficientes, para garantir entregas no mesmo ritmo do aumento gradativo da demanda.
Veja aqui como o segmento de energia pode se beneficiar da digitalização e uso de tecnologias de ponta:
- Eficiência operacional: diversos estudos relacionados ao segmento mostram que este é um dos que mais se preocupa com a evolução da operação. Estudos como o da consultoria PwC apontam que as inovações acontecem em quatro frentes, chamadas de 4Ds: Descarbonização, Descentralização, Desagregação e Digitalização. Este quarto tópico está diretamente ligado à eficiência operacional. Sistemas de alta complexidade são comumente utilizados na área de energia, para garantir a execução de processos e todas as pontas e a gestão de todas as áreas. E esse alto grau de complexidade não pode se tornar obsoleto. Por isso, cada vez mais, o segmento busca profissionais e fornecedores capazes de transformar processos através da manutenção e melhoria dos sistemas, além da aplicação de novos projetos de tecnologia, que sejam integrados à operação existente.
O resultado, segundo a consultoria McKinsey, é a redução de até 25% em despesas operacionais e aumento de performance entre 20% e 40%%, especialmente em áreas como segurança e satisfação do consumidor. Soluções de AI, como RPA e chatbots, por exemplo, tornam a rotina menos operacional, com ações sistemáticas automatizadas, e o atendimento ao consumidor mais ágil, respectivamente.
O RPA, inclusive, é uma das tecnologias apontadas pela Gartner como tendência para o setor de energia e utilities. Quando essa solução é desenvolvida sob medida, garante à empresa a adequação da solução ao processo, eliminando gargalos, integrando automaticamente diferentes sistemas e permitindo uma análise mais ágil dos dados. Este tópico, inclusive, abordamos a seguir.
- Tecnologia e análise de dados: identificar problemas recorrentes na rede de abastecimento, situações internas que estão desgastando a produtividade ou melhorar o nível de serviço com o cliente. Estes são apenas alguns tópicos que podem ser otimizados com uma leitura estratégica dos dados coletados no dia a dia das empresas de energia.
Para isso, é essencial que os sistemas de gestão sejam integrados e que sistemas como um Analytics, sejam utilizados para a verificação correta das informações. Essa agilidade na compilação das informações proporciona ao gestor uma leitura coerente sobre problemas recorrentes para tratamento eficaz. Por exemplo: uma boa solução de Data Analytics permite a leitura sobre os meses de maior consumo e regiões mais afetadas por problemas climáticos, garantindo preparo nos setores de atendimento em campo, com reforços neste período. Assim, além de tratar o problema, a companhia torna-se mais eficiente com a gestão de recursos, que podem ser alocados estrategicamente.
- Manutenção frequente é fundamental: por fim, a digitalização tem sido um fator de sucesso na área de energia porque empresas do segmento tendem a investir com frequência na melhoria de suas soluções. Assim como em outros setores, este é um ponto crucial para o sucesso em longo prazo. É muito importante contar com o apoio de empresas especializadas em infraestrutura de tecnologia, que proporcionem a melhoria contínua, redução de demandas técnicas internas e adequação das soluções para a realidade da empresa.
Para saber mais sobre digitalização neste setor e como podemos auxiliar sua empresa a performar, entre em contato com nossos especialistas!
Novidades Envolti
Uma das funções da documentação de projetos, além de alinhar perspectivas, é garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos processos. Ou seja: ao contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o processo de documentação aponta quem serão os responsáveis pelo andamento de cada fase da iniciativa, deixando assim as responsabilidades claras.
Leia maisQuando a sua empresa precisa reestruturar, otimizar ou desenvolver novas funcionalidades em seus sistemas de gestão, muito provavelmente recorre à terceirização de TI. É através deste serviço que grande parte das organizações otimiza seu processo de transformação digital, contando com a expertise de profissionais alocados para desenvolver as melhorias necessárias.
Leia maisQuem está buscando reduzir custos operacionais e agilizar processos de transformação digital deve considerar a implantação de um RPA. Apesar de, na teoria, a robotização ser semelhante à inteligência artificial, existe uma diferença importante entre eles: o RPA realiza automações objetivas, ou seja, atua em processos operacionais que não exigem a necessidade de interpretação de contextos.
Leia mais