WhatsApp
Voltar

O que é RPA e as vantagens para o seu negócio

Entre as inovações e tendências do mercado de tecnologia nos últimos anos, o Robotic Process Automation, ou RPA, tem chamado a atenção. Cada vez mais comum na realidade dos negócios brasileiros, o RPA nada mais é do que uma solução de robotização, que visa reduzir tarefas repetitivas e manuais, garantindo assim maior controle e produtividade sobre a operação.

São inúmeras as vantagens do RPA para a gestão de uma empresa e aqui neste post destacamos algumas delas. Veja como a robotização pode mudar – para melhor – a sua rotina!

Entendendo o RPA na prática

O uso da robotização para automação de processos se tornou comum nos últimos anos, especialmente com o uso de chatbots. Muito utilizados nas áreas de atendimento, esses robôs abriram caminho para mais inovações e uma delas é o RPA.

Na prática, o RPA é uma aplicação de robôs dentro dos sistemas utilizados pela companhia, para que essa aplicação assuma tarefas antes manuais. Esse tipo de aplicação pode, por exemplo, solicitar informações de bancos de dados, abrir telas de forma automatizada, realizar backups, realização de cálculos, processamento de pedidos, monitoramento de estoques, entre outros.

Basicamente, o RPA surge como uma automação que reduz tarefas operacionais do dia a dia, que toma tempo e atenção dos colaboradores e não são totalmente ligadas ao core business. A verificação de contas atrasadas e boletos não pagos, por exemplo, pode ocorrer automaticamente na área financeira – ao invés de se concentrar nesse levantamento, o profissional recebe os dados já levantados e foca na resolução dos problemas.

Quais vantagens a sua empresa ganha ao apostar em robotização?

É muito comum que empresas em expansão identifiquem gargalos da sua operação interna, que prejudicam a estruturação para mais produtividade. Sem a tecnologia e a organização adequadas, muitas vezes o custo com muitas contratações e distribuições de atividades superam a receita adquirida com o crescimento das vendas.

Para que essa conta feche de forma positiva, cada vez mais a automação ganha espaço. E o RPA não deixa de ser uma das formas mais eficientes para elevar o volume de dados e tarefas sem prejudicar a produtividade da equipe.

Entre as vantagens da robotização para o negócio podemos citar:

- Redução de custos: ao implantar essa tecnologia de acordo com a realidade da sua empresa, muitas tarefas hoje operacionais acabam ocorrendo automaticamente. Assim, há agilidade nos processos administrativos e menos tempo dedicado à rotina manual, o que permite a execução de mais serviços com equipe enxuta;

- Segurança das informações: outro benefício que o RPA traz para a sua empresa é o levantamento de informações seguras, reduzindo a possibilidade de erro humano no levantamento de dados. Se, por exemplo, a verificação de estoque na efetivação da venda ocorre manualmente, essa informação nem sempre é atrelada às vendas ocorridas em período similar, podendo causar inconsistência entre pedidos e estoque. Com a automação, as informações são precisas e evita-se retrabalho ou prejuízos.

- Escalabilidade: com a robotização, sua empresa tende a crescer em escala, com a garantia de uma estrutura eficiente para gerir processos, organizar dados e integrar informações.

Quer saber mais sobre as vantagens e a aplicação do RPA nas empresas? Acompanhe os nossos posts e fique por dentro!

Últimos posts

Novidades Envolti

Como a documentação vai ajudar seu projeto de TI a ser mais assertivo

Uma das funções da documentação de projetos, além de alinhar perspectivas, é garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos processos. Ou seja: ao contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o processo de documentação aponta quem serão os responsáveis pelo andamento de cada fase da iniciativa, deixando assim as responsabilidades claras.

Leia mais

Terceirização na TI: entenda as diferenças entre escopo fechado e escopo aberto

Quando a sua empresa precisa reestruturar, otimizar ou desenvolver novas funcionalidades em seus sistemas de gestão, muito provavelmente recorre à terceirização de TI. É através deste serviço que grande parte das organizações otimiza seu processo de transformação digital, contando com a expertise de profissionais alocados para desenvolver as melhorias necessárias.

Leia mais

RPA sob medida para sua operação: vantagens e facilidades

Quem está buscando reduzir custos operacionais e agilizar processos de transformação digital deve considerar a implantação de um RPA. Apesar de, na teoria, a robotização ser semelhante à inteligência artificial, existe uma diferença importante entre eles: o RPA realiza automações objetivas, ou seja, atua em processos operacionais que não exigem a necessidade de interpretação de contextos.

Leia mais

Receba nossas Novidades

Não enviaremos SPAM para o seu e-mail