WhatsApp
Voltar

O que levar em conta na hora de definir o escopo do seu projeto de TI?

Para garantir um resultado tangível e um orçamento assertivo, a definição do escopo de um projeto de TI é essencial. E esta é uma definição fundamental para empresas que terceirizam a manutenção da sua estrutura de tecnologia, contando com a expertise de empresas especializadas neste tipo de serviço, como a Envolti.

Mas, afinal, o que levar em conta na hora de definir o seu escopo do projeto de TI? Nós separamos algumas dicas para te ajudar neste processo. Confira!

Definição de orçamento é diferente de limitação de escopo

Uma crença comum na hora da contratação de um fornecedor para um projeto de terceirização de TI é que o escopo para o trabalho deve ser fechado para garantir o cumprimento do orçamento previsto. Na realidade, o escopo fechado, onde as entregas são delimitadas antes mesmo do início do trabalho, tende a tornar o processo rígido e engessado. Enquanto isso, um escopo aberto proporciona a inclusão de melhorias identificadas ao longo do projeto de desenvolvimento, sem que isso implique em riscos para o negócio ou a falta de controle orçamentário.

Portanto, a primeira coisa a se levar em conta na hora de definir o escopo do seu projeto de TI é a necessidade da empresa – se a ideia é proporcionar melhorias em longo prazo e assertividade, um escopo aberto e flexível pode ser a melhor opção.

Com base na gestão compartilhada e na validação do desenvolvimento por etapas, é possível manter um orçamento prévio, além do prazo de entregas, sem ignorar melhorias que surjam neste processo.

No fim das entregas, um desenvolvimento baseado no compartilhamento entre fornecedor e empresa e na inclusão de melhorias identificadas ao longo do trabalho proporciona a entrega de soluções de TI aderentes e de maior usabilidade.

Foque na melhoria contínua

Ao realizar um projeto de TI, mantenha o foco no resultado que se espera. E ele deve sempre estar vinculado à possibilidade de melhorias que seguirão ocorrendo em médio e longo prazo. Por exemplo: um projeto realizado pela Envolti para uma grande fábrica de produtos para o setor de decoração possibilitou a otimização da rotina financeira.

Neste escopo, além de criarmos um sistema integrado para melhorar a gestão financeira com base nas informações comerciais, possibilitamos a avaliação dos melhores clientes e, em médio prazo, a empresa pode implantar ações para aumentar as vendas junto às contas com melhor histórico de pagamento.

Isso significa que, mais do que melhorar a tecnologia da sua empresa, um projeto de TI deve ser estratégico e personalizado, levando em consideração as necessidades reais do negócio.

Aposte na gestão compartilhada

Como destacamos acima, um escopo aberto em projetos de TI tem como característica a gestão compartilhada. Não deixe de utilizar a expertise do seu fornecedor de TI para implantar as melhores práticas do mercado e validar, em conjunto, as decisões mais assertivas para o projeto.

Também é importante pensar na gestão compartilhada para maior assertividade e dinamismo das entregas. Quando gestores, analistas e desenvolvedores trazem a sua visão e se comprometem como um todo no projeto, há maior transparência na rotina de trabalho.

Ter uma gestão compartilhada também significa validar tudo o que está relacionado ao escopo do projeto de TI, incluindo a equipe de trabalho. Aqui na Envolti, por exemplo, os clientes conhecem os profissionais que irão atuar no projeto antes mesmo dele começar, para garantir que ambos tenham o fit necessário para a entrega projetada.

Escolha um fornecedor de confiança

Por fim, é extremamente importante contar com um fornecedor de confiança para o seu projeto terceirizado de TI. Optar por empresas que atuem em grandes contas, tenham uma boa avaliação de mercado e sejam idôneas é crucial.

Para isso, converse com clientes que já passaram por essa empresa e dê preferência àquelas que atuam com proximidade, proporcionando a troca contínua de experiências.

No seu escopo de TI, quais outras características são levadas em consideração? Quais dúvidas ainda limitam a assertividade do seu escopo? Nossos gestores podem te ajudar neste processo decisório – entre em contato e saiba mais!

Últimos posts

Novidades Envolti

Como a documentação vai ajudar seu projeto de TI a ser mais assertivo

Uma das funções da documentação de projetos, além de alinhar perspectivas, é garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos processos. Ou seja: ao contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o processo de documentação aponta quem serão os responsáveis pelo andamento de cada fase da iniciativa, deixando assim as responsabilidades claras.

Leia mais

Terceirização na TI: entenda as diferenças entre escopo fechado e escopo aberto

Quando a sua empresa precisa reestruturar, otimizar ou desenvolver novas funcionalidades em seus sistemas de gestão, muito provavelmente recorre à terceirização de TI. É através deste serviço que grande parte das organizações otimiza seu processo de transformação digital, contando com a expertise de profissionais alocados para desenvolver as melhorias necessárias.

Leia mais

RPA sob medida para sua operação: vantagens e facilidades

Quem está buscando reduzir custos operacionais e agilizar processos de transformação digital deve considerar a implantação de um RPA. Apesar de, na teoria, a robotização ser semelhante à inteligência artificial, existe uma diferença importante entre eles: o RPA realiza automações objetivas, ou seja, atua em processos operacionais que não exigem a necessidade de interpretação de contextos.

Leia mais

Receba nossas Novidades

Não enviaremos SPAM para o seu e-mail