Pode parecer clichê dizer que a competitividade econômica aumenta cada vez mais, mas é este o comportamento que se fortalece no pós-pandemia. Com o cenário global ainda incerto, quanto mais preparada a empresa estiver para aproveitar recursos e otimizar custos, maior garantia de continuidade dos negócios ela terá. E é aí que entra a robotização, recurso fundamental em negócios que visam estimular produtividade sem elevar custos internos.
Uma das tecnologias cada vez mais presente nas empresas brasileiras quando o assunto é robotização é o RPA, Robotic Process Automation, que automatiza processos repetitivos e reduz o trabalho operacional das equipes. Um estudo recente sobre o uso desse tipo de automação mostrou que, se antes da pandemia a motivação era reduzir custos, agora, usar RPA é sinônimo de resiliência ou continuidade dos negócios.
Ou seja: para que a sua empresa se torne cada vez mais competitiva ela precisa produzir mais e melhor, com produtividade e eficiência. E a robotização, com o RPA levantando e compilando dados, integrando informações e automatizando tarefas que antes custavam tempo e energia das pessoas, tem se tornado a chave para este resultado.
Neste mesmo estudo, realizado pelo setor de consultoria da Practia Global, só na área de varejo 37% das empresas entrevistadas já usam RPA e estão escalando a tecnologia para ampliar sua atuação de mercado.
Mas na prática, você sabe como a robotização, a partir do RPA, vai impulsionar seu negócio? Veja aqui alguns insights:
- Redução considerável de riscos: relatórios manuais e redigitação de dados em larga escala sempre ocasionam um problema comum – o erro humano. Isso porque é simplesmente impossível que profissionais com alta demanda mantenham 100% da concentração o tempo todo e consigam executar tarefas operacionais sem falhas. O resultado é perigoso para um negócio que quer voltar a crescer, porque impacta na tomada de decisão, no compliance (dados errôneos afastam investidores, por exemplo) e não garantem a análise correta do cenário. Na prática, leituras equivocadas ou demora para geração e integração de informações significam produção não condizente com a necessidade de mercado e, consequentemente, vendas abaixo do esperado.
- Velocidade no processo comercial: com a automação, sua equipe tem mais tempo para focar em boas práticas de atendimento, inovação de produtos e serviços. Enquanto isso, a robotização se encarrega de organizar o fluxo de trabalho operacional e facilitar essa “camada” de processos que não precisam da intervenção humana. Assim, sua velocidade frente à concorrência cresce, bem como os resultados financeiros.
- Escalabilidade: equipes mais produtivas garantem o crescimento da empresa sem que os custos superem os resultados de vendas. Com o RPA, sua empresa organiza e agiliza processos internos e burocráticos, conta com informações consolidadas e integradas e pode crescer com a certeza de uma base tecnológica consolidada.
Bônus: como potencializar os resultados da robotização?
Um dos grandes diferenciais para tornar o RPA ainda mais eficiente é desenvolver essa solução sob medida. Quando desenvolvida a partir de um levantamento da realidade do seu negócio, ela será ainda mais eficiente e segura, levando em consideração o planejamento estratégico e os diferenciais e particularidades da sua empresa.
Para isso, conte com equipes especializadas em projetos de TI tailor-made, com pessoal multidisciplinares e focados. Para saber mais, converse com nossos especialistas!
Novidades Envolti
Com a chegada de 2025, a Gartner identificou dez tendências tecnológicas transformadoras que prometem impactar profundamente as empresas. Entre elas, destacam-se a IA generativa, a sustentabilidade digital e a hiperautomação, que impulsionam inovação, eficiência e responsabilidade ambiental. A adoção dessas tecnologias é crucial para que as organizações permaneçam competitivas e preparadas para os desafios futuros. A Envolti oferece suporte especializado para implementar essas soluções e ajudar sua empresa a liderar no cenário tecnológico emergente.
Leia maisMercado deve superar US$ 1 bi nas Américas Latina e Central até 2028 com automatização de processos. Especialistas da Envolti explicam possíveis usos. De acordo com uma pesquisa liderada pela Reportlinker.com, o mercado de Robotic Process Automation (RPA) deve superar US$ 1 bilhão só nas Américas Latina e Central até 2028. O estudo intitulado South and Central America Robotic Process Automation Market Forecast to 2028 aponta que as demandas do setor devem crescer exponencialmente em três a cinco anos.
Leia maisUma das funções da documentação de projetos, além de alinhar perspectivas, é garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos processos. Ou seja: ao contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o processo de documentação aponta quem serão os responsáveis pelo andamento de cada fase da iniciativa, deixando assim as responsabilidades claras.
Leia mais