WhatsApp
Voltar

RPA: saiba por que essa tecnologia é cada vez mais comum

O uso de robôs para automatizar tarefas digitais anteriormente realizadas por pessoas já é uma realidade bastante comum em muitas empresas. A automação de processos robóticos (RPA) – Robotic Process Automation – é fácil de ser inserida no contexto de negócios e simples de usar.

De acordo com Gartner, até 2021, 90% das médias e grandes empresas terão ao menos um processo apoiado por RPAs.

Entre as principais vantagens de se usar RPA estão: aumento da produtividade, maior precisão nas tarefas, economia, integração entre diversas plataformas, melhorias em relação a experiência do cliente, uso de AI de forma vantajosa e ganho de escala.


Como funciona a automação de processos robóticos?


O RPA é um robô em forma de software criado para executar tarefas que são determinadas por regras.

Ou, podemos dizer ainda, que o software pode incorporar tarefas cotidianamente repetitivas para melhorar a rotina das pessoas e automatizar processos totalmente mecânicos.

Esse tipo de automação de processos já vem de uma influência de muitos anos, como por exemplo, nas atividades da indústria para a produção em larga escala de milhares de itens.

Hoje essa mesma inteligência usada em máquinas industriais está dentro dos escritórios realizando atividades como: captura de documentos, processos de tarefas repetitivas no geral, envio e recebimento de e-mails, extração de dados de um determinado sistema.

Por meio do RPA os desenvolvedores de software criam “bots”, ou seja, robôs, que são capazes de: aprender continuamente, simular e executar tarefas do dia a dia dos escritórios e, tudo isso seguindo uma base de regras definidas por uma pessoa.

Os bots de software de automação de processos robóticos são uma força de trabalho digital capaz de interagir com qualquer sistema ou aplicativo, e podem se adaptar a qualquer interface ou fluxo de trabalho.



Escalabilidade para as empresas brasileiras


Um dos fatores que faz o RPA ser cada vez mais utilizado é o fator escalabilidade. Ou seja: há uma série de vantagens operacionais que tornam a rotina e os processos enxutos e mais eficientes. E isso permite que o RPA seja integrado cada vez mais à rotina do negócio.

O RPA Latam 2020, feito com 400 empresas de alto nível na América Latina reforça essa visão. De acordo com o estudo, o crescimento da automação nos processos, reduzindo tempo de execução das tarefas e evitando erros ao longo do trabalho, faz com que as empresas expandam continuamente a automação. Em 2020, na comparação com o ano anterior, o uso de RPA subiu de 36% para 44% dos negócios pesquisados no relatório.

Um dos fatores que só reforça a importância estratégica desse tipo de tecnologia é que ela complementa a atuação humana. Ou seja: um RPA não substitui a interação e a estratégia definida e estruturada pelos colaboradores humanos. Mas ele garante que as pessoas tenham mais tempo para se dedicar a essas atividades que exigem preparo e pensamento analítico, contribuindo para a redução dos processos operacionais. É, basicamente, um complemento essencial para as empresas: enquanto os robôs abrem e executam tarefas rotineiras, a equipe pode se concentrar no core do negócio, entregando soluções mais efetivas para cada momento da empresa.


Já imaginou como a sua rotina pode ser impactada positivamente por esse tipo de tecnologia? Que tal conversar com nossos especialistas para entender mais sobre este tipo de solução?

Últimos posts

Novidades Envolti

Como a documentação vai ajudar seu projeto de TI a ser mais assertivo

Uma das funções da documentação de projetos, além de alinhar perspectivas, é garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos processos. Ou seja: ao contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o processo de documentação aponta quem serão os responsáveis pelo andamento de cada fase da iniciativa, deixando assim as responsabilidades claras.

Leia mais

Terceirização na TI: entenda as diferenças entre escopo fechado e escopo aberto

Quando a sua empresa precisa reestruturar, otimizar ou desenvolver novas funcionalidades em seus sistemas de gestão, muito provavelmente recorre à terceirização de TI. É através deste serviço que grande parte das organizações otimiza seu processo de transformação digital, contando com a expertise de profissionais alocados para desenvolver as melhorias necessárias.

Leia mais

RPA sob medida para sua operação: vantagens e facilidades

Quem está buscando reduzir custos operacionais e agilizar processos de transformação digital deve considerar a implantação de um RPA. Apesar de, na teoria, a robotização ser semelhante à inteligência artificial, existe uma diferença importante entre eles: o RPA realiza automações objetivas, ou seja, atua em processos operacionais que não exigem a necessidade de interpretação de contextos.

Leia mais

Receba nossas Novidades

Não enviaremos SPAM para o seu e-mail