WhatsApp
Voltar

RPA sob medida para sua operação: vantagens e facilidades

Quem está buscando reduzir custos operacionais e agilizar processos de transformação digital deve considerar a implantação de um RPA. Apesar de, na teoria, a robotização ser semelhante à inteligência artificial, existe uma diferença importante entre eles: o RPA realiza automações objetivas, ou seja, atua em processos operacionais que não exigem a necessidade de interpretação de contextos.

Portanto, o RPA serve para a integração de processos, facilitando o levantamento de dados, reduzindo trabalhos como abertura de sistemas para cópia de informações, ou levantamento de dados para relatórios. Tudo isso pode ser realizado de diferentes maneiras, e aqui explicamos como funciona o RPA desenvolvido em tailor-made. Confira!

O RPA no contexto do seu negócio

Habitualmente, muitas empresas adotam o Robotic Process Automation, ou RPA, através da aplicação de plataformas já desenvolvidas. São os chamados “produtos de prateleira”, criados de acordo com as boas práticas de mercado.

Esse tipo de solução de RPA pode trazer muitas vantagens para o seu negócio, porém tem algumas limitações: soluções prontas são criadas a partir de uma realidade comum aos negócios, mas não se adequam às exceções. Ou seja: não podem ser aplicadas dentro de todas as possibilidades da sua empresa.

Por que desenvolver seu próprio RPA

Quando é adquirido através de uma empresa que desenvolve soluções sob medida, o RPA tende a ser muito mais eficiente no seu negócio. Isso sem contar na melhor aplicação do investimento. Veja mais abaixo:

Levantamento das necessidades: o primeiro passo para uma boa implantação de RPA é identificar todas as possibilidades de robotização na sua empresa. É isso o que faz uma equipe de desenvolvimento de software sob medida. Junto com seu time interno, são levantadas todas as informações sobre os processos realizados diariamente e tudo o que pode ser robotizado.

A partir daí, o RPA torna-se uma ferramenta estratégica, aplicada de acordo com a sua necessidade, reduzindo processos manuais em todos os níveis de gestão.

Escalabilidade: outra vantagem de um RPA tailor-made é que ele é desenvolvido levando em consideração o planejamento estratégico do negócio. Assim, sua aplicação já leva em consideração as metas da empresa, para que a ferramenta possa evoluir de acordo com o crescimento da companhia,

Especialistas multidisciplinares: empresas que desenvolvem RPA para outras empresas – como é o caso da Envolti - conta com especialistas de diversos níveis e áreas, o que garante a realização de um projeto completo, que leva em consideração diversas variáveis para uma implantação eficiente.

Custo reduzido: diferentemente de um projeto interno ou a aplicação de uma plataforma de mercado, um RPA aplicado através da contratação de uma empresa de projetos sob medida é sinônimo de custos reduzidos. Isso acontece por dois fatores. Primeiro porque, ao desenvolver um RPA próprio, a empresa não terá custo com a contratação de muitos profissionais, que serão demandados apenas na aplicação do projeto. E, em segundo lugar, ao optar por um RPA desenvolvido dessa forma, a empresa arca apenas com o desenvolvimento do projeto de robotização, sem custos de mensalidade posteriores – como é o caso de soluções prontas.

Que tal incluir uma solução de RPA na sua agenda de transformação digital e tornar sua operação mais eficiente? Conte com o apoio dos nossos especialistas.

Últimos posts

Novidades Envolti

Como a documentação vai ajudar seu projeto de TI a ser mais assertivo

Uma das funções da documentação de projetos, além de alinhar perspectivas, é garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos processos. Ou seja: ao contratar uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, o processo de documentação aponta quem serão os responsáveis pelo andamento de cada fase da iniciativa, deixando assim as responsabilidades claras.

Leia mais

Terceirização na TI: entenda as diferenças entre escopo fechado e escopo aberto

Quando a sua empresa precisa reestruturar, otimizar ou desenvolver novas funcionalidades em seus sistemas de gestão, muito provavelmente recorre à terceirização de TI. É através deste serviço que grande parte das organizações otimiza seu processo de transformação digital, contando com a expertise de profissionais alocados para desenvolver as melhorias necessárias.

Leia mais

RPA sob medida para sua operação: vantagens e facilidades

Quem está buscando reduzir custos operacionais e agilizar processos de transformação digital deve considerar a implantação de um RPA. Apesar de, na teoria, a robotização ser semelhante à inteligência artificial, existe uma diferença importante entre eles: o RPA realiza automações objetivas, ou seja, atua em processos operacionais que não exigem a necessidade de interpretação de contextos.

Leia mais

Receba nossas Novidades

Não enviaremos SPAM para o seu e-mail