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Terceirização na TI: entenda as diferenças entre escopo fechado e escopo aberto

Quando a sua empresa precisa reestruturar, otimizar ou desenvolver novas funcionalidades em seus sistemas de gestão, muito provavelmente recorre à terceirização de TI. É através deste serviço que grande parte das organizações otimiza seu processo de transformação digital, contando com a expertise de profissionais alocados para desenvolver as melhorias necessárias.

E uma das questões que precisa ser levantada neste processo, antes mesmo do projeto avançar, é o tipo de escopo a ser contratado na terceirização da TI. Existem dois modelos comuns: o escopo aberto e o escopo fechado. Neste post destacamos as principais diferenças entre um e outro, para auxiliar a sua empresa a tomar a melhor decisão na hora de contratar serviços terceirizados de TI. Confira!

Escopo fechado

Habitualmente, o escopo fechado ainda é o mais comum quando se fala em terceirização de TI. Neste tipo de contratação, o cliente tem uma ideia clara da entrega que deseja e a definição das etapas de trabalho é mais rígida.

Apesar de ser o modelo mais escolhido, nem sempre o escopo fechado é o mais benéfico para os resultados finais desejados. Isso porque neste modelo há uma rigidez maior em relação às entregas que serão realizadas ao longo do projeto.

Na maioria das vezes, a escolha por este modelo se dá por conta do orçamento limitado ou para se ter clareza quanto ao investimento ainda no início da contratação. No entanto, no escopo fechado há uma impossibilidade de construção otimizada ao longo do projeto. Por exemplo: não raro são identificadas melhorias necessárias no desenvolvimento do projeto de TI, para garantir que ele seja mais aderente e traga mais resultados para a empresa. No entanto, por conta da rigidez do escopo fechado, com limitação de horas de trabalho ou ações que devem ser feitas pelo time de desenvolvimento, essas melhorias não entram na rotina de trabalho.

O resultado é que, muitas vezes, a entrega final do projeto de terceirização não englobou todas as melhorias necessárias para uma alta performance e uma transformação digital voltada para a lucratividade. Pequenos ajustes que, em longo prazo tornam o sistema pouco funcional, deixam de ser feitos.

No escopo fechado, há ainda a questão burocrática. Melhorias ou projetos de otimização fora do escopo inicial só podem ser feitas mediante novo orçamento. Assim, tudo deve passar pela validação da área financeira e de gestão, o que acaba minando a possibilidade de um projeto dinâmico e funcional.

Em uma análise prévia, o escopo fechado pode ser uma boa opção em projetos mais simples, de entregas muito bem definidas e de orçamento limitado. No entanto, pode não ser a melhor opção em projetos de desenvolvimento com foco na melhoria contínua da infraestrutura de tecnologia da empresa.

Escopo aberto

O segundo modelo de contratação de projetos terceirizados de TI é o escopo aberto. Nos últimos anos ele tem se popularizado e tem sido uma opção cada vez mais assertiva para empresas que pensam em melhoria em médio e longo prazos e buscam assertividade nestas contratações.

No escopo aberto há menos rigidez no desenvolvimento e cada etapa é realizada mediante a validação da etapa anterior. É, portanto, um processo onde o desenvolvimento do projeto de TI ocorre de forma mais dinâmica, em uma gestão compartilhada entre a empresa contratante e o fornecedor de TI.

Na medida em que novas melhorias são identificadas, existe mais flexibilidade e facilidade de validação do desenvolvimento dessas melhorias. Assim, as etapas de validação acontecem com praticidade e foco na melhor entrega do projeto de terceirização. Ao fim do projeto de escopo aberto, é comum que os sistemas ou melhorias desenvolvidas sejam mais aderentes à realidade do negócio.

Apesar da flexibilidade, o escopo aberto também possibilita uma previsibilidade de investimento e tempo de execução, validados na etapa inicial do projeto. Pode-se, inclusive, delimitar um orçamento limite, porque o acompanhamento das etapas ocorre a cada novo ciclo de entregas.

O escopo aberto é, portanto, ideal para empresas com foco em melhoria contínua e assertividade nas entregas, sem deixar de lado a segurança na previsão orçamentária e prazos de execução.

Agora que você está por dentro das principais diferenças entre o escopo aberto e o escopo fechado na terceirização de TI, pode decidir com mais clareza aquele que se adequa ao seu projeto. E caso tenha dúvidas a respeito, entre em contato com o time de especialistas da Envolti para ter o melhor suporte na sua decisão e garantir entregas de qualidade para a sua estrutura de tecnologia.

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